quinta-feira, 22 de agosto de 2013

La sagra della primavera - Igor Stravinsky com Pina Bausch

Ontem o tédio da noite foi quebrado com esse vídeo, que eu não conhecia, postado na rede social pelo Professor o Luis Augusto. Eu amei, muito original, música, movimentos e o suspense persistente em todo o ato, sem contar a perspectiva que as posições e luz oferece a visão, o fundo preto e chão cheio de terra, isso mesmo terra, achei simples e divino e fui pesquisar claro, me deparo com o fato dessa coreografia ter feito agora em 2013, 100 anos.

Achei todo o texto abaixo em um site de um teatro italiano onde foi a comemoração desta data, então por favor não reparem nos erros e falta de concordância, utilizei o tradutor do Google então já sabem né!
Espero que gostem assim como eu gostei! bjos
.


Os 100 anos da "Sagração da Primavera", de Stravinsky com Pina Bausch
100 anos de
Sacre - Duo
(© Maarten Vanden Abeele)
Paris em junho e Nápoles, em Julho de celebrar os 100 anos, com Sagração da Primavera de Pina Bausch. A memória importante do encontro entre Stravinsky e Nijinsky, dois artistas e uma era escândalo.

O Théâtre des Champs Elysées celebra, a partir de maio de 2013, o centenário da estréia de A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, com a versão da coreógrafa alemã Pina Bausch e com a de outros artistas bem conhecidos do nosso tempo. Para comemorar o aniversário da primeira época, que foi tanto revolucionária e escandaloso foi escolhida a versão do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch também do Teatro Bolshoi de Moscou, a Ópera de Gotemburgo e da de Taipei.

Na Itália, a Sagração da Primavera por Pina Bausch será representado exclusivamente, junto com Café Müller, no Teatro San Carlo em Nápoles, em 11, 12, 13 e 14 de julho de 2013, como parte de uma excursão organizada por Andres Neumann International (que apresenta as únicas outras datas italianos da empresa, em 2013, no Teatro Petruzzelli em Bari com doce Mambo, de 30 Junho a 1 de julho).

Em 29 maio de 1913 um dia histórico para a música para o ballet e por um tempo, porque a noite do rito que dia de Primavera estreou no Théâtre des Champs Elysées acaba de abrir.

É hoje difícil de imaginar um evento como esse. Para o impacto, na medida, para o público e para a profecia da iminente Guerra Mundial que os historiadores ler voltar ao trabalho.

46 dançarinos e 99 membros da orquestra se reuniu por mais de uma centena de ensaios. Mas em apenas 34 minutos o mundo da música e da dança receberia um choque como mudá-lo para sempre.

Naquela noite, de ambos os lados da cortina do Théâtre des Champs Elysées, em Paris, foram as personalidades mais extraordinárias do tempo.

No palco Vaslav Nijinsky (1889-1950) e Les Ballets Russes de Sergei Diaghilev (1872 -1929), no fosso da orquestra de cerca de cem professores para interpretar a música revolucionária por Igor Stravinsky (1882-1971), na nossa sala de Giacomo Puccini (que mais tarde descreveu a música como o trabalho de um louco) e Jean Cocteau (que nos deixou uma crônica da noite), para citar apenas dois nomes na audiência que, tomados um a um, são então passadas para a história.

A reação do público foi extremamente violento desde as primeiras notas, que de crítica virulenta como nunca antes.

O poder da arte sobre o ser humano é entendido apenas em ocasiões especiais como esta, quando a emoção, a inteligência, o corpo do público está sobrecarregado por uma reação incontrolável.

É fácil esquecer que os artistas podem criar novas maneiras de ver, ouvir e experimentar o mundo, e isso é exatamente o que eles fizeram naquela noite Nijinsky e Stravinsky. Juntos, eles criaram um balé como nenhum outro de sua época.
www.teatrosancarlo.it Ticket Teatro di San Carlo biglietteria@teatrosancarlo.it, 081 7972331/412
Adicionado as datas 16 - 05-13

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Passo do dia - Pas de bourrée

Ontem o professor passou esse passo, ele tem variações, não é difícil mas as terminologias confundem um pouco, ele passou quatro variações.


Pas de bourrée: Este termo é um dos passos mais simples de conexão, utilizado para interligar outras etapas, em uma combinação. É um movimento que pode ser feito na ponta ou na meia ponta, consistindo de pequenos passos alternando suas posições ou não, e mantendo os pés juntos.



Para não confundir é simples, os dois primeiros as pernas não trocam suas posições.

1- Tem o pas de bourrée devant, a perna da frente faz o movimento e continua na frente.
2- O pas de bourrée derrière, a perna que esta atrás faz o movimento e continua atrás na finalização.

O passo basicamente consiste desta forma, degage, sobe na meia ponta/ponta, abre em uma segunda posição pequena, e fecha.

E nas outras duas as pernas trocam suas posições.

3- Pas de bourrée dessous, a perna que está a frente vai passar para trás.

4- Pas de bourrée dessus, a perna que esta atrás vai passar para frente.



Dessous  ou Under -  Qualquer passo executado com a perna de ação passando atrás da outra. - Para trás. Indica que o pé que trabalha passa atrás do pé de base.
Por exemplo, em pas de bourrée dessous.

 Dessus ou OverEm cima Para frente. Indica que o pé que trabalha passa à frente do pé de base.
Por exemplo, em pas de bourrée dessus.. Qualquer passo que quando executado, a perna que comanda a ação passa na frente da outra.


Olha vi esse vídeo, não esta devagar, nem explicativo, mas tem o passo com as suas variações como comentei acima.


Gostaram? Agora eu decorei! rsrs

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Exercícios para casa! Flexibilidade e resistência muscular

Olá, desde que voltei ao ballet me sentia horrível, por conta dos meus movimentos travados devido ao tempo longe da atividade física.

No começo deste ano tracei minha meta, aumentar a abertura, o meu develop e controlar mais o corpo.
A questão era como fazer isso???

Difícil missão... mas no meio de tantas pesquisas além de todos os alongamentos de ballet tradicionais que faço em casa mesmo, inclusive os senhores pliés, descobri um auxiliar ímpar para me ajudar.

Descobri alguns exercícios básicos de pilates que ajudam na resistência muscular, e a faixa elástica utilizada no pilates e também por fisioterapeutas. Tá e ai??? E ai que meu develop deu uma subida linda, na frente e a atrás a sustentação melhorou, ao lado ainda é muito difícil mais a amplitude deu uma destacada linda, e mesmo sem sustentar por muito tempo eu fiquei tão feliz!!!!

Então como não sou egoísta eu vou compartilhar os exercícios que tenho feito, são simples, mas é preciso ter uma pouco de coordenação e noção do que seu corpo é capaz, e de como ele se movimenta, se fizer errado não vai dar resultado, um espelho é um ótimo companheiro.

Trabalhar abdômen é tudo, ele que vai te dar a firmeza e equilíbrio nos exercício de barra e centro, então trate-o com carinho!

Eu utilizo a faixa elástica, mas pode ser um cinto, uma toalha enfim, ajuda a alongar toda a parte posterior, eu alongo e de forma controlada faço o movimento circular tentando trabalhar sempre no máximo da amplitude que posso alcançar.

Este legal, parece fácil mais dá um tremedera sem fim rsrsrs, ele trabalha a parte anterior e posterior pernas, abdômem e glúteos.

Mais um da série de tremedeiras rsrsrs.
E quando encerro faço os alongamento para relaxar a musculatura, aqueles simples de sala de aula. Para ajudar o corpo a pegar o jeito também passei fazer mais aulas na semana, são duas de ballet, uma de contemporâneo e ensaios da Cia aos sábados e as vezes outras modalidades que possa participar. Não vou conseguir resultados rápidos por conta da idade, o corpo demora um pouco mais para responder, mas o pouco que consegui inclusive na silhueta foi encantador.

Espero que gostem! bjos

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Série Dance Academy

Oie, passando pra deixar um recadinho. 



Todo mundo que adora dança quer ver uma programa, filme, qualquer coisa sobre dança, no começo deste ano sem querer encontrei no canal pago Boomerang uma série a Dance Academy, é uma historinha simples e básica, de adolescentes que conseguem entrar para uma escola de ballet e deixam suas casas e famílias para morar nas proximidades desta escola em um tipo de republica, tem romance, os desafios e questionamentos de seguir pelo caminho da dança, a parte que eu mais gosto é claro são as aulas...(que é bem pouquinho mesmo) na maior parte eles ficam resolvendo todos os conflitos em que vivem com a familia, escola, amigos etc, etc, etc... no You tube tem alguns episódios quem quiser dar uma olhada pode procurar pelo titulo mesmo da série.

Bjinho espero que gostem!
Deixem seus comentários...