quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tendu

Oi pessoal, faz tempo que não passo por aqui, não é a toa. A Cia de Dança NR eu eu (feliz da vida) estavamos em apresentação por toda a cidade com o Espetáculo ELO, depois vou montar um post ou mais com os acontecimentos, foi bem legal, trabalhoso, cansativo também, mas uma ótima experiencia.

Bem essa semana encontrei um blog pelo Face muito bom, vem com muita informação e coisa bem explicadinhas do jeito que gosto, achei essa materia e trouxe ela pra cá, quem quiser visitar o blog que estou falando é esse aqui ó:

http://mundobailarinistico.blogspot.com.br super recomendado. Adorei!

E que tal melhorar os movimentos? Vamos lá?

bjokas





















Feitos na barra ou no centro, pode até parecer uma coisa tão pequena e simples, mas, não importa o tipo de técnica de dança que você está estudando (ballet, jazz, moderno / contemporâneo), battement tendu - que é o nome completo - com certeza irá aparecer nas aulas e com razão!

É através do tendu que os bailarinos se tornam consciente da energia para esticar o pé (e subir nas pontas). É também onde a força é desenvolvida no pé para saltar e pousar levemente saltos. Sem tendu (e seu parceiro tendu jeté ou dégagé) não haveria um grande jeté ou entrechat quatre. Faltaria acabamento nos pés nesses movimentos e pousar nos saltos seria difícil. Mas isso não é tudo que resultaria em falta de técnica de dança clássica ou contemporânea sem tendu. Embora possa parecer que a perna de trabalho é a parte mais importante de praticar um tendu, você pode se surpreender ao saber que a perna de apoio é igualmente crítica. Tendu é a primeira experiência do pé de uma bailarina em uma perna só (pelo menos de uma forma técnica e consciente). Pode não ser imediatamente reconhecível, mas este é o lugar onde começa a preparação para poses como arabesques, sendo o início da busca pelo equilíbrio.

Tendu significa esticado. A perna se estende até um ponto e depois fecha, é uma preparação importante para quase tudo , incluindo o aumento de colo de pé, auxilia no trabalho de subir nas pontas e o equilíbrio em uma perna.

O que você pode fazer para melhorar tendu.


- Cuidado com o peso do corpo, ele fica na perna de apoio. Nada de jogar o corpo junto com a perna de trabalho.

- Equilibrar o seu peso igualmente sobre os três pontos do pé, deixando o arco do pé de apoio levantado, mantendo todos os cinco dedos do pé no chão

- Ao fechar o tendu (especialmente quando há repetição), estar ciente de seu peso. Cuidar para não ou inclinar-se sobre a perna de apoio (o que chamamos de sentar), ou levantar o quadril de trabalho. O quadril não mexe.







- Arraste o pé ao afastá-lo e ao fechá-lo. O tendu deve passar pela meia ponta na ida e na volta.


- Manter a rotação de ambas as pernas no en dehors

- Para o tendu devant e a la second forçar o calcanhar na ida, como se a perna fosse puxada pelo calcanhar e imaginar que estão puxando os dedos na volta.

- Trabalhe o esticar dos pés desde o tornozelo



- Prestar atenção nas direções, principalmente quando fizer o derriére, para colocar a perna bem atrás e a não na diagonal.

- A cabeça acompanha o pé que está na frente, em geral.

- Apesar de estar dando atenção às suas pernas e pés, cuide das costas e dos braços enquanto faz o exercício

Dê importância ao tendu. No ballet, alguns dos movimentos mais importantes são encontrados no início da barra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário